Sedrul’s

fevereiro 16, 2008

Desigualdades Sociais em Portugal

Filed under: ashera,blogs,LLeiria,miséria,portugal — Ashera @ 8:21 pm

Portugal é dos países com menos justiça social da UE-25. Segundo dados da Comissão Europeia, a taxa de risco de pobreza após transferências sociais (cerca de 20 por cento) e as desigualdades na distribuição dos rendimentos (rácio superior a 8) são das mais elevadas na União. Crianças e idosos são apontados como as categorias da população portuguesa mais expostas ao risco de pobreza e as despesas com a protecção social estão longe da média comunitária. As desigualdades sociais em Portugal foram um dos pontos em discussão no último Congresso da CGTP, assunto também abordado em textos recentes de José Casimiro ou Elísio Estanque. A escola em Portugal parece ser um factor de agravamento dessas desigualdades, como refere em entrevista Angelina Carvalho ou um conjunto de estudos realizados pelo ISCTE. O acesso à justiça também reflecte essa estratificação, num país onde as discriminações relacionadas com o género ou a orientação sexual são ainda evidentes.
OBRIGADA

Anúncios

6 Comentários »

  1. O extraordinário é que quanto mais tecnologia dispomos, pior vivemos. Isto traduz um tipo de organização social suicida que ainda não se deu conta do novo paradigma.

    Têm de ser as pessoas a forçar a mudança, dê lá por onde der…

    Comentário por Diogo — fevereiro 19, 2008 @ 12:02 pm

  2. Venho retribuir e agradecer a visita que muito me honrou. O link segue dentro de momentos. Relativamente ao convite para participação no concurso de poesia, muito lhe agradeço mas como me considero um fraco amador na arte de versejar, não me atrevo sequer em participar porque temo como se costuma dizer fazer “figuras tristes”.
    Pode ser que, quando me sentir com mais à vontade neste domínio então aí sim me atreva a fazê-lo. Isto pela convicção que tenho da existência de excelentes poetas anónimos com trabalhos publicados.
    Um beijinho
    Raul

    Comentário por contradicoes — fevereiro 21, 2008 @ 12:57 pm

  3. Falar do preço do petróleo para quê? Alguém está interessado em saber que o petróleo é o último instrumento que os americanos têm para dominarem economicamente o mundo, em especial a Europa.
    Há cerca de um ano e meio numa festa fui ridicularizado por ter vaticinado o preço actual do petróleo. Um dia ele chegará a 300 dólares, dentro de pouco tempo vai começar a rarear, o aumento constante do consumo levará com celeridade as reservas ao fim. Sabes qual a origem do petróleo? Se não sabes informa-te e logo perceberás que o precioso líquido não é eterno. As alternativas estão à vista, mas enquanto o petróleo for usado com arma económica, nunca serão implementadas.
    Um beijo. Augusto

    Comentário por augustoM — fevereiro 21, 2008 @ 1:52 pm

  4. Venho retribuir e agradecer a honrosa visita, porque o link já está efectuado. Quanto ao convite para participar no concurso de poesia, agradeço mas não me considero, bem longe disso, um poeta, apenas e só alguém que de quando em vez tenta versejar uma vez melhor conseguido outras nem por isso. Mas já linkei a divulgação do concurso nos meus blogs no intuito de através da mesma ajudar a chegar ao conhecimento dos eventuais interessados. E cá me terá com todo o gosto, regularmente neste seu espaço, para apreciar as suas abordagens. Um beijinho
    Raul

    Comentário por contradicoes — fevereiro 21, 2008 @ 5:06 pm

  5. …desigualdades? em portugal? parece que todos se querem convecer que não existem. querem lá saber dos idosos que cada vez menos lhes sobra para o pão e leite… aqui, neste bairro bem no centro da grande cidade, a miséria está aos olhos de quem os vê. e o mais extraordinário ainda é que neste bairro, vivem muitos deputados. triste. está tudo cada vez pior… mas disfarçar dá jeito.
    bom fim de semana.

    Comentário por musqueteira — fevereiro 22, 2008 @ 10:00 pm

  6. Saúdo todos aqui, anfitriã e comentadores(as), creio que este blog vai vingar. Parabéns, Ashera.
    Beijos

    Comentário por H. Sousa — fevereiro 23, 2008 @ 12:25 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: